Translate

30 de jul. de 2019

Almeirão-roxo: uma PANC ornamental e muito saborosa


Dando continuidade à nossa série sobre PANCs, hoje vamos falar sobre o almeirão-roxo, uma hortaliça saborosa nada convencional, da mesma família das alface e chicória (Asteraceae). Aparentemente o nome científico desta planta ainda não está bem definido, uma vez que se diverge entre um artigo e outro, sendo principalmente referida como ora Cichorium intybus L., ora Lactuca canadenses L. ou ora Lactuca indica L..


Também conhecido popularmente como almeirão-de-árvore, almeirão-japonês e chicória amarga, o almeirão-roxo é uma planta herbácea, ereta, possui folhas lanceoladas (em forma de lança). E de acordo com a variedade, a folha pode ser repicada ou lisa, de coloração verde a arroxeada com nervuras roxas ou verde-claras. 

Finalidades: planta alimentícia (todas as partes). As folhas podem ser consumidas cruas em saladas, refogadas/cozidas e usadas em receitas de caldos, massas e recheios. E as flores podem enfeitar pratos.

O sabor é bem suave, quase não possui amargor e apesar de suas folhas serem macias, são um pouco mais tenras e crocantes que as da alface, característica interessante de uma folhosa para adicionar em sanduíches, por exemplo.

“Vimos por aí” que a raiz  é usada como chá e café (quando torrada). Com certeza testaremos e vamos contar aqui o que achamos. 😊

Rico em vários nutrientes, o almeirão-roxo é uma planta que tem sido usada também como medicinal.

E mais, devido as suas belas folhas e flores, também pode ser usada como ornamental. (Ficamos devendo a foto das flores, mas na próxima florada atualizaremos o post 😏) (Atualização: Post com fotos das flores do almeirão-roxo)

Propagação: por sementes ou por divisão de touceiras. Quando por sementes, pode ser semeado tanto em bandejas ou copinhos (plástico, jornal, papelão, etc.) para produzir as mudas, quanto pode ser semeado direto no local de plantio. É de fácil multiplicação (inclusive suas sementes são dispersadas pelo vento). Depois de cultivado, pronto! Começa a nascer de forma espontânea, um habitante natural do seu quintal, não é à toa que também muitos o chamam de almeirão-do-mato.

Almeirão-roxo: Sementes de fácil dispersão pelo vento


Por ser muito vigorosa, dentro de até 3 meses já se tem boas colheitas. Colhe-se as folhas e deixando a planta (sempre mantendo algumas folhas por planta).
 
Almeirão-roxo: 09 de junho de 2018.

Almeirão-roxo: 24 de junho de 2018.

Almeirão-roxo: 17 de julho de 2018.

Almeirão-roxo: 10 de agosto de 2018.
 
Almeirão-roxo: 12 de outubro de 2018.


Almeirão-roxo: 15 de novembro de 2018.

Almeirão-roxo: 16 de dezembro de 2018.


De fácil cultivo e de muita fartura, é uma planta que tolera o frio e o calor. Sem muitas frescuras, o almeirão-roxo pode ser cultivado junto com outras plantas e em vários tipos de solo.
 
Muito amor nessa fota: beldroega, couve, almeirão-roxo, mostarda, nira e cebolhinha 💓💓

Almeirão-roxo e rúcula.

Tá vendo como é fácil? Por ser de fácil cultivo e ainda duradoura, é uma hortaliça que super indicamos para hortas de pouca manutenção e comunitárias.

Espero que tenha gostado... no próximo post, traremos mais novidades PANCs. Até logo!

Mais informações/fotos: Almeirão-roxo- Cichorium intybus L
Leia também: Série "PANCs"

Referências:
EPAMIG. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Hortaliças não convencionais. Minas Gerais: EPAMIG Centro-Oeste, 2012. 24p.
RANIERI, G. R. et al. Guia prático sobre PANCs: plantas alimentícias não convencionais. São Paulo: Instituto Kairós, 2017, 44p.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de hortaliças não-convencionais. Brasília: Mapa/ACS, 2010. 92p.
 


4 comentários:

  1. Vocês encontraram as sementes aqui em Campos? Já procurei em alguns lugares e ainda não encontrei para adquirir =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trouxemos do ES, mas vamos fazer umas mudinhas pra vc ainda essa semana!!

      Excluir

Postagens mais visitadas: