Translate

31 de ago. de 2019

5 hortaliças de folhas verde-escuras de fácil cultivo para pequenos espaços


Olá, hoje trouxemos um Top 5 de verduras com folhas verde-escuras que podem ser cultivadas em pequenos jardins ou quintais com muita facilidade.

Essas hortaliças que escolhemos para a lista são nossas queridinhas do dia a dia deste que começamos a transformar nosso terreno em horta, porque além delas serem deliciosas, produzem bastante e são de fácil cultivo. Então "bora" conferir quais são:


  • 1- Couve (Brassica oleracea L. var. acephala DC.):
Parece clichê, no entanto começar uma lista sem a couve seria uma injustiça. 
É isso mesmo, todo mundo conhece e ama. Está no prato do brasileiro quase como a salada de alface e tomate, mas o que ainda muitas pessoas não sabem que para quem tem um cantinho ensolarado e tempo para irrigar algumas vezes por semana, sem dúvida dá para ter em casa uma couve orgânica!!
Inclusive já tivemos até em garrafa PET na nossa antiga sacada do apartamento, hahaha!
Confere aí: Horta em apartamento: cultivando em pequenos espaços

 

  • 2- Mostarda (Brassica juncea (L.) Czern):

A mostarda é da mesma família da couve, na verdade é do mesmo gênero.
Não vamos aprofundar muito, pois logo teremos um post especial para essa planta. Mas dá para adiantar que a variedade que estamos falando é para a produção e consumo das folhas. Apesar de não ser comum encontrar os maços de folhas de mostarda para vender em supermercados, é uma hortaliça muito gostosa, de folhagem macia e sabor picante, e que pode ser consumida crua ou refogada. E a pequena produção de flores e sementes ainda pode ser saboreada e temperar pratos.
Não se trata de uma planta perene, só que isso não é um problema! Afinal de contas, uma vez plantada no quintal, as novas gerações dessa hortaliça acabam nascendo sozinhas. 😁 
Agora se você quer plantá-la em vasos, vá fundo, mesmo que as folhas fiquem menores, você terá uma verdura bem picante aí na sua casa.

Mostarda que nasceu espontaneamente entre os canteiros de nirá, cebola e cebolinha.

  • 3- Dente-de-leão  (Taraxacum officinale Weber) 

O dente-de-leão é uma PANC que pode ser encontrada facilmente de forma espontânea em jardins, terrenos e hortas. Adapta-se a diferentes condições de solo, e suas sementes são dispersadas pelo vento. Pra começar, compramos uma muda numa feira em Minas Gerais, que nos venderam como serralha. Agora nem precisamos mais cultivar essa PANC, pois temos várias espalhadas por todo o nosso quintal 😍
Suas folhas bem recortadas e suas flores amarelas podem ser consumidas cruas ou refogadas. Com um leve (bem leve mesmo) amargo, um pouco "crocante" e mais fibrosa, é uma folhosa deliciosa que cai muito bem em lanches.
Se gostou, segue a gente. Mais pra frente também vamos fazer um post só pra esta planta!!




  • 4- Almeirão-roxo (Cichorium intybus L.)
Assim como o dente-de-leão, o almeirão-roxo é uma PANC de fácil multiplicação. Plantou a primeira vez, é batata almeirão-do-mato: vai se espalhar pela sua horta. As folhas podem ser consumidas cruas em saladas, refogadas/cozidas e usadas em receitas de caldos, massas e recheios. O sabor é bem suave, quase não possui amargor e suas folhas são macias. E pra completar, suas belas folhas e flores têm efeito ornamental.
Sem mais delongas, pois já temos posts aqui no blog.
Ver mais sobre almeirão roxo:  





  • 5- Bertalha (Basella alba L.)
E por último, mas não menos importante (não mesmooo!), recomendamos a bertalha, uma trepadeira deliciosa
Essa PANC apresenta desenvolvimento rápido e logo já se consegue ter boas colheitas. Em nossa experiência, o que se destacou foi a rusticidade da bertalha. Plantada em solo pobre e sem a ajuda de qualquer fertilizante, a planta se desenvolveu vigorosamente e logo já estávamos utilizando suas  folhas suculentas em nossas receitas.
Além do mais, a bertalha aguenta períodos de estiagens e temperaturas mais altas. E sem pedir muito, retribui com suas folhas carnudas super nutritivas (que devem ser consumidas cozidas).
Quer saber mais sobre a bertalha?  Aqui tem mais posts:
Bertalha - Basella alba L.





E temos muito mais para indicar, mas por hoje é isso. Esperamos que tenha gostado!! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas: