Embora tenha aparência rústica, o abacaxi tem fama de ter um cultivo bem melindroso, recheado de doenças. Essa fama é principalmente devido as condições de cultivo ser em larga escala e sem rotação de cultura, ou seja, vão plantando e plantando em grandes quantidades, sempre no mesmo lugar, o que acarreta, muitas das vezes, a necessidade do grande uso de agrotóxicos.
Para quem ama abacaxi como nós, fica muitas vezes receado com o que está comprando. Por isso, colher o próprio abacaxi é uma enorme alegria.
Os nossos abacaxis até então foram todos produzidos a partir de mudas feitas com a coroa.
Sempre que íamos em feiras e mercados, pegávamos algumas coroas de abacaxi que estavam descartadas.
Com as coroas em mãos, saíamos plantando em diversos locais do quintal, sombreados ou não, entre várias outras plantas (frutíferas, hortaliças, etc.).
Abacaxi plantado próximo ao muro. |
Abacaxis entre a banana e o guandu. |
Apesar da coroa possuir ciclo mais longo do plantio à colheita, para quem está começando é a forma mais fácil de conseguir as mudas. Depois, o abacaxizeiro naturalmente produz alguns outros tipos de mudas como filhotes, filhotes rebentões e rebentões,.
As mais utilizadas para o plantio comercial são as do tipo filhote, principalmente por apresentar um bom vigor e ser produzido em maior quantidade. Sendo assim, vamos aproveitar todas as mudas que a natureza nos oferece e plantar pelo quintal a fora. Logo postaremos um vídeo mostrando.
Por enquanto, venha conferir a colheita dos nossos primeiros abacaxis orgânicos!! Até logo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário