O post de hoje vamos mostrar a colheita de nosso mangalô, ou feijão mangalô, também conhecido como vagem orelha de padre.
A gente pode colher o cacho todo, e depois separar as vagens que vão ser consumidas de uma forma ou de outra. Ou pode colher apenas as vagens no estágio que queremos consumir.
No vídeo que postamos no nosso canal do YouTube, mostramos dois momentos da colheita. De início estamos colhendo vagens mais jovens, boas para serem refogadas. E numa outra vez, cerca de 20 dias depois, colhemos vagens um pouco mais velhas, mas ainda verdes, boas para consumir como ervilhas.
Como já dissemos, tudo o que fazemos aqui visa a sustentabilidade e a autossuficiência.
Queremos produzir a maior parte dos alimentos que consumimos diariamente, do café da manhã ao jantar. E queremos fazer isso de forma orgânica, aproveitando os recursos que temos no quintal. Já avançamos bastante, como você poder ver em nossos posts e vídeos.
E nessa busca uma estratégia tem sido muito importante: aproveitar ao máximo a nossa rica biodiversidade. Há muitas espécies esquecidas, pouco conhecidas atualmente, que podem ser inseridas no sistema. Isso contribui para um ambiente mais equilibrado, e para uma alimentação mais rica e variada.
O mangalô é uma dessas espécies. É uma planta rústica, fácil de se cultivar. Cresce rapidamente e produz uma grande quantidade de vagens e grãos.
Para aproveitar o espaço, plantamos o mangalô no muro, junto aos pés de taioba e cará. E olhe como ficou bonito!
As vagens mais jovens e tenras podem ser consumidas inteiras, refogadas. São macias e gostosas. Quando vão envelhecendo elas ficam mais fibrosas. Aí é hora de aproveitar apenas os grãos, que podem ser cozidos e consumidos como ervilhas.
E mais tarde, quando secarem, os grãos podem ser utilizados como feijão. Em outros vídeos mostraremos como colher e utilizar os grãos secos.
As folhas mais tenras do mangalô são também comestíveis, desde que cozidas. Têm sabor próximo do espinafre, mas são um pouco mais fibrosas.
A planta também é utilizada como adubação verde, já que é da família das leguminosas e se associa a bactérias que têm a capacidade de fixar nitrogênio do ar.
Como você já deve ter percebido, ela pode também ser utilizada como planta ornamental, pela beleza de sua folhagem e de suas flores.
É uma planta completa. Não é incrível?
Até mais pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário