O post de hoje é sobre a celosia, popularmente conhecida como amaranto-africano, crista-de-galo, rabo de gato. No Brasil essa planta é utilizada basicamente como ornamental. É uma planta bastante comum em nossos jardins, e não é difícil de entender o porquê.
Ela tem folhas e flores muito bonitas, e é muito fácil de ser cultivada. Não é muito exigente em fertilidade do solo, nem requer muitos cuidados.
Além de enfeitar o jardim, as flores dessa planta mantêm-se coloridas por um bom tempo depois de colhidas. Por isso ela é muito boa para fazer arranjos florais. Inclusive um post dando exemplos de arranjos com ela (veja aqui!).
Porém hoje vamos estar colhendo suas flores mais velhas para a retirada das sementes.
Muita gente não sabe que as sementes da celosia, assim como suas folhas, brotos e flores, são comestíveis. E muito nutritivas! São fonte de proteínas, minerais e antioxidantes.
Observação: A orientação é que a planta não seja consumida crua, devido a presença de fatores antinutricionais.
Portanto, estamos deixando de aproveitar todo o potencial da celosia. Em países asiáticos e africanos ela já é há muito tempo reconhecida e cultivada como verdura.
As folhas e brotos, quando refogadas ou cozidas, têm sabor semelhante ao do espinafre. Não por acaso a celosia é também conhecida como espinafre africano ou espinafre rajado.
As flores e as folhas mais arroxeadas são excelentes para dar uma linda cor ao prato.
Já as sementes podem ser utilizadas em receitas diversas. Podem ser adicionadas inteiras a pães, bolachas e biscoitos, como fazemos com gergelim.
Uma curiosidade é que, quando aquecidas, essas sementes estouram e produzem uma pipoquinha. São nutritivas, mas não têm o mesmo sabor da pipoca de milho.
As sementes também podem ser moídas, gerando uma farinha semelhante à farinha de amaranto comercializada no mercado. Ela é nutritiva, sem glúten e de sabor neutro, e pode ser usada para enriquecer pães, panquecas, omeletes, dentre outras.
Para extrair as sementes, é preciso colher as inflorescências antes que se abram, e depois secá-las ao sol. Depois basta batê-las ou esfrega-las com a mão que as sementes saem facilmente. Daí em diante é separá-las das impurezas e armazenar, para consumir ou plantar.
Veja todo esse processo no vídeo:
Como deu para perceber, a celosia produz uma grande quantidade de sementes. Essas sementes se espalham pelo quintal gerando novas plantas.
Basta plantá-la uma única vez, que ela não desaparece mais. Torna-se uma "praga". Mas para nós isso é uma qualidade, pois é uma "praga" muito bonita e útil.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário