Muitas coisas foram plantadas no decorrer dos anos: diversas PANCs, cebola de cabeça, cenoura, beterraba, alface, repolho, etc e etc...
Como as plantas retiram os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, com o passar do tempo pode acontecer o esgotamento de nutrientes no solo. Por isso, sempre que possível é bom dar um descanso no terreno. E fazer uma adubação verde!
O uso de adubos verdes melhora as condições físicas, químicas e biológicas do solo. Neste caso, utilizamos o feijão-de-porco.
O feijão-de-porco é uma leguminosa muito usada como adubo verde. E também ajuda a controlar o "mato" e as pragas.
Para isso, intercalamos o feijão-de-porco (plantio direto por semente em covas) com as culturas ainda presentes. Mas a maioria das plantas já tinha sido colhida.
Dois meses depois:
Como deu para perceber, o feijão-de-porco é muito vigoroso, cresce rápido e possui o ciclo curto. Todo o desenvolvimento pode ser ser visto no vídeo:
Além disso, essa leguminosa produz grande quantidade de biomassa, fonte riquíssima em nitrogênio para os próximos cultivos.
O corte do feijão-de-porco foi feito no momento da formação das primeiras vagens e no início da formação dos grãos. Isso pode ser observado no vídeo abaixo:
Por hoje é só! Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário